quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sindrome de Turner (Atualizado)

Síndrome de Turner

A Síndrome de Turner é uma doença causada pela falta de um cromossomo, normalmente o cromossomo 45, X (45 cromossomos faltando um cromossomo X), esta doença ocorre apenas em pessoas do sexo feminino, sua taxa de acontecimento é de 1 a cada 5000 meninas nascidas a doença apresenta geralmente estes sintomas:
                                                              (Cariótipo da Doença 45, X)

  • Baixa Estatura: A menina quando nasce geralmente é menor do que o normal e apresenta menor peso também, ao envelhecer chega a ser 20cm mais baixa que as mulheres normais.

  • Não ocorrer menstruação: Esse sintoma não acontece em todos os casos, mas em sua maioria o bebê ao nascer tem o número comum de folículos ovulares, porém, com o passar do tempo, rapidamente esses folículos desaparecem, a maioria das mulheres com Síndrome de Turner não são férteis por não liberar óvulos, salvo raros casos onde elas podem ter filhos normalmente.

  • Anormalidades Físicas: Nem sempre as meninas com esta síndrome apresentam esses sintomas. Ao nascimento entre um terço e metade das meninas com esta síndrome apresentam inchaços nas mãos e nos pés. Algumas meninas com Turner apresentam o céu da boca estreito, elevado e o maxilar inferior menor que o normal que dificulta a alimentação. Muitas meninas com Turner apresentam um número maior que o habitual de manchas escuras , frequentemente na face. Outro aspecto mais raro da Síndrome de Turner é o pescoço com um septo lateral. Este é uma pequena dobra de pele de cada lado do pescoço dando a impressão que o pescoço é curto. O paciente pode, com a aprovação de seu médico, remover esta pequena dobra de pele com um cirurgião plástico que tenha particular experiência com Síndrome de Turner.

  • Problemas Físicos: A maioria destas anormalidades, felizmente, é relativamente insignificante, porém há algumas que requerem cirurgia.


Tratamento

Em decorrência da disgenesia ovariana, a única fonte de estrógeno para essas pessoas são as supra-renais; como a taxa desses hormônios é baixa, as pacientes devem receber aplicações de estrógenos para estimular o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o aparecimento da menstruação. Usualmente esse tratamento tem início aos 16 anos para evitar que os estrógenos aplicados retardem ainda mais o crescimento.


Vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=grUZIitcRbs (Parte 1, no link estão também os links para as partes 2 e 3)


http://www.youtube.com/watch?v=TCD5sr5SKIo (Vídeo apresentando algumas crianças com a doença)


Referências Bibliográficas do Trabalho


http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Turner    Acesso: 25/08/2011
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sindrome-de-turner/ Acesso: 27/08/2011
http://www.brasilescola.com/biologia/sindrome-de-turner.htm Acesso: 27/08/2011

7 comentários:

  1. OI LUCAS E GUILHERME,
    A Síndrome de Turner é das anormalidade genética relacionada aos cromossomos sexuais. Importante pensarmos, além de todos os sintomas que a doença acarreta, como ocorre a inserção dessea portadoras na sociedade? E no mercado de trabalho? E sobre a discriminação, o que podemos pensar sobre isso? Convido os criadores do blog e toda a comunidade virtual a escrever o que pensa sobre esses questionamentos; vocês podem inserir relatos de portadores e histórias reais que conseguirem encontrar, lembrando sempre que é fundamental citar a fonte de pesquisa consultada.
    Abraços
    Profª Lisiane

    ResponderExcluir
  2. OI LUCAS E GUILHERME, ENVIO OUTRAS DICAS:
    1) Inserir, urgente, as referências bibliográficas com a data de acesso aos sites; trabalho sem referência fica duvidoso e não queremos isso, ok!
    2) GOSTEI DO LINK DO VÍDEO DO YOUTUBE. GOSTARIA QUE VOCÊS CONVIDASSEM OS INTERNAUTAS A ASSISTIR O VÍDEO E POSTAR, NOS COMENTÁRIOS, OS PONTOS QUE ACHOU MAIS IMPORTANTE!
    ABRAÇO
    Profª Lisiane

    ResponderExcluir
  3. Bem, li no trabalho de vocês que a doença só ocorre em mulheres, pois está doença afeta o cromossomo feminino com a falta do X.
    O trabalho está bem esclarecedor e bom, otimas fotos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom.. Acho essa doença muito curiosa e o texto me esclareceu bem sobre a doença, deve ser péssimo para a menina ter todos esses problemas até para se relacionar..
    Parabens meninos :)

    ResponderExcluir
  5. OI LUCAS E GUILHERME ,
    Nas referências bibliográficas faltou acrescentar a data de acesso aos sites.
    Acrescentem. Os dois vídeos disponíveis são ótimos.
    Abraços
    Lisiane

    ResponderExcluir
  6. blog muito bom, bem explicado, bem resumido, fotos muito boas (explicando o cariótipo e tal), os videos são ótimos!!!
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  7. Conteudo do blog muito bem explicado, de fácil entendimento. Doença muito rara e causada pelos cromossomos como a do meu blog, Síndrome de Klinefelter! Parabéns pelo blog, ass: Stella

    ResponderExcluir